Ricardo Carioba - Organic Decline

Texto: Germano Dushá (in collaboration with Joao Meirelles)
Text by

06/09/2018 03h 07m 31s

Nature is not natural and can never be naturalized.
— Graham Harman

You think ecologically tuned life means being all efficient and pure. Wrong. It means you can have a disco in every room of your house
— Timothy Morton


Nas clareiras que se abrem no meio da mata, enxergamos a luz sideral cobrir a vegetação densa. Percebemos tudo mudar de cor, atentamos para outras vidas, outras formas e texturas. O tronco das árvores, as folhas, os insetos, tudo se transforma.

.

Neste vídeo Carioba cria uma oportunidade de nos aprofundarmos num evento estranho, e que não se torna menos incomum e misterioso conforme nos aproximamos dele. No loop esquisito que se apresenta diante de nós, nosso corpo e a experiência parecem a princípio ocupar camadas distintas, mas que se encontram e se dobram numa costura improvável, como numa fita de Möbius. Nesse sentido, podemos revisar nossa compreensão da ecologia, alcançando que não somos somente humanos, mas somos também as bactérias dentro de nós e todos os fenômenos que nos cercam, aprendendo a coexistir com o insólito, com o enigma, e vivendo a dicotomia de nos acostumar com esse algo sem nunca o apreender. É quando o algoritmo logístico do Antropoceno, que pretende organizar e tornar familiar todos as esferas da nossa vida, se torna também estranho.

A cada lance visual, a cada frequência sonora, ficamos diante de artifícios tão naturais quanto os elementos dos quais prescinde a vida. Artifícios que são ao mesmo tempo mais e menos do que podemos compreender, como qualquer fruto de uma árvore, qualquer beirada de rio, qualquer canto de pássaro, como nós mesmos. Artifícios que nos fazem ver que somos causa e efeito do todo. Está posto aí o desafio de lidar com uma contradição que nunca vai embora, a de existir sem ser por completo. Som e luz abrem caminho para um conforto difícil, para uma coexistência aterradora, até mesmo com o que nos assombra, até mesmo com a parte obscura da nossa assimilação do mundo.

O algoritmo organizador acachapante encontra uma mensagem de erro, já não acreditamos mais que somos capazes de controlar os objetos, nem os que encontramos, nem os que criamos. Nem a pedra, nem o martelo.

.

Não há uma natureza a ser destruída, nem uma natureza a ser construída. Décadas depois de um possível apocalipse, se este site se mantiver operando indefinidamente, formas de vida futuras não irão diferenciá-lo de nenhum outro processo bioquímico corrente. Os círculos num jogo infinito de expansão e retração, a música hipnótica, tudo será indistinguível das novas rochas sedimentares, dos fungos, dos programas automatizados, do cheiro do metabolismo das bactérias que estarão habitando um planeta pós-humano.

Tudo é natureza, alguém dirá. O que veio antes, a gente e o que virá depois.


In the glades that crop up in the middle of the woods, we see the sidereal light covering the dense vegetation. We apprehend everything changing color, we behold other beings, other forms and textures. The tree trunks, the leaves, the insects, everything shifts.

.

In this video, Carioba creates an opportunity for deep immersion into a strange event, which does not become any less unusual and mysterious as we approach it. In the weird loop that opens up in front of us, our body and the experience seem, at first, to occupy distinct layers that end up intertwining and folding onto each other as in an improbable seam, like a Mobius strip. Through that we are able to revise our understanding of ecology and reach the perception that we are not only human, but also the bacteria inside us and all around the phenomena that envelops us; to learn to coexist with the insoluble, with the enigma, living the dichotomy of getting used to this without ever fully apprehending it. This is when the logistical algorithm of the Anthropocene itself, that aims at organizing and making us familiar with all the spheres of life, also becomes strange.

The indisputable organizing algorithm discovers an error message; we do not believe that we are capable of controlling the objects anymore, neither the ones we find, nor the ones we create. Neither the stone, nor the hammer. There is no nature to be destroyed, nor to be constructed. If the work here presented is still operating decades after a possible apocalypse, future forms of life will not differentiate it from any other biochemical ongoing process. The deep blue that fills up the space, the anomalous slit that cracks up on a wall corner, the circles in an infinite play of expansion and retraction, the hypnotic music, all of this will be indistinguishable from the new sedimentary rocks, from the fungi, from the automated softwares, from the smell of the metabolism of the bacteria that will inhabit a post-human Berlin.

.

Everything is nature, one will say. What came before, ourselves and what will come afterwards.